quarta-feira, 7 de maio de 2014

Os escolhidos de Felipão

Por: João Paulo Munhoz/Marcelo Uliana



Saiu a convocação dos 23 jogadores que vão disputar a Copa do Mundo pela seleção brasileira:

Goleiros: Julio César (Toronto-CAN), Jéfferson (Botafogo) e Victor (Atlético-MG)
Laterais: Daniel Alves (Barcelona-ESP), Maicon (Roma-ITA), Marcelo (Real Madrid-ESP) e Maxwell (Paris Saint-Germain-FRA)
Zagueiros: Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA), Dante (Bayern de Munique-ALE), David Luiz (Chelsea-ING) e Henrique (Napoli-ITA)
Meio-campistas: Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE), Ramires (Chelsea-ING), Paulinho (Tottenham-ING), Fernandinho (Manchester City-ING), Oscar (Chelsea-ING), Willian (Chelsea-ING), Hernanes (Inter de Milão-ITA)
Atacantes: Jô (Atlético-MG), Neymar (Barcelona-ESP), Hulk (Zenit-RUS), Fred (Fluminense) e Bernard (Shakthar Donetsk-UCR).

Antes mesmo da divulgação dos nomes, havia poucas dúvidas sobre a convocação brasileira para a Copa. O goleiro Victor, o zagueiro Henrique e os meio-campistas Fernandinho e Hernanes ficaram com as vagas consideradas 'em aberto'. E a surpresa passou longe da relação, que manteve a base da Copa das Confederações com acréscimo de alguns nomes que ganharam a confiança de Felipão na reta final.

A grande surpresa foi o zagueiro Henrique, do Nápoli, que ganhou a disputa com Miranda, Dedé, Marquinhos e Réver por uma vaga na defesa. Entre os convocados, foi o que tem menos minutos em campo sob o comando de Felipão.

Henrique foi chamado em três oportunidades e usado em três dos cinco jogos que esteve à disposição do treinador. Entretanto, o zagueiro não foi titular em nenhuma das vezes. No amistoso contra o Chile, disputado no Mineirão, ele entrou depois do intervalo, justamente na vaga do cruzeirense Dedé, um dos superados na disputa por um lugar na Copa do Mundo.

As outras duas vezes que Henrique esteve em campo foi diante de Portugal e Zâmbia, sendo oito e vinte minutos, respectivamente. Assim, o zagueiro que trabalhou com Felipão no Palmeiras ficou em campo por 73 minutos em jogos da seleção em 2013.

Além dos 23 nomes divulgados nesta quarta, Felipão terá que entregar à Fifa uma relação de sete jogadores que podem ser chamados para substituir algum lesionado até a Copa. Na próxima terça-feira, Felipão vai convocar mais sete jogadores, que ficarão de sobreaviso caso algum dos escolhidos inicialmente seja cortado. O anúncio será feito através do site oficial da CBF.

A preparação da seleção brasileira para a Copa do Mundo terá início no dia 26 de maio, com a apresentação dos jogadores na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Nos primeiros dias os jogadores passarão por exames médicos e testes psicológicos. Os treinos começam para valer em 29 de maio. Antes do Mundial, os comandados de Felipão farão amistosos contra Panamá (3 de junho, em Goiânia) e Sérvia (6 de junho, em São Paulo).

País-sede, o Brasil abre a Copa do Mundo no dia 12 de junho, contra a Croácia, às 17h (horário de Brasília), no Itaquerão, em São Paulo. A seleção ainda terá como adversários na primeira fase o México (17 de junho, em Fortaleza) e Camarões (23 de junho, em Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário